Ontem Sexta Feira (20/05), em sessão que teve início a partir das 9h da manhã, o vereador Presidente Leo Pinto (Cidadania), abriu a 13ª Sessão Ordinária cumprimentando a todos presentes na plateia, bem como todos do plenário passando a palavra para a vereadora e primeira secretária Maria Inês (PROS), que deu iniciou a leitura dos projetos e ofícios em pauta para ordem do dia na Casa Legislativa:
Projeto de Lei 006/2022, que dispões das Diretrizes Orçamentarias – 2023, após leitura do mesmo a palavra foi facultada aos vereadores, momento em que debateram se colocariam em votação no primeiro momento ou não. Os mesmo decidindo colocar o projeto em primeira votação, o qual foi aprovado por unanimidade, ficando para que seja analisado mais um pouco pelo parlamentares retornando ao plenário na próxima sessão.
Projeto de Lei Complementar de nº 001/2022, de autoria do poder Executivo que reformula o estatuto do servidor público do município de Mogeiro. Após a leitura, os vereadores decidiram por bem votar o projeto, sendo aprovado em primeira votação, e retornará ao Plenário na próxima sessão, para segunda votação.
Projeto de Decreto Legislativo de nº 005/2022, concede título de cidadão mogeirense e da outras providências. De autoria do Vereado Luciano Domingues, o projeto propõe o reconhecimento ao Sr. José Nunes Ferreira, pelos relevantes serviços prestados a este município. A entrega do referido título acontecera em sessão solene, previamente convocada pelo senhor presidente da Câmara Municipal.
Com a palavra faculta ao autor da proposição, o mesmo expôs um pouco da história brilhante do Sr. Zenildo, seus esforços e zelo pelo esporte de Mogeiro. Com a palavra facultada aos demais vereadores também destacaram os valores do homenageado. O projeto foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Foi dada a oportunidade de fala ao Sr. Zenildo, que se emocionou ao relembrar sua história aqui em Mogeiro.
Requerimento de nº 18/2022, solicita que seja enviado ao Poder Executivo o pedido de extensão da rede de esgoto da rua Osvaldo da Silva até a caixa d´água do município. Com a palavra a autora da propositura justifica o pedido, e lembra que moradores e pais de alunos da creche Maria Leonardo de Lima, bem como os moradores próximos ao local citado pela vereadora tem se reclamado do mal cheiro vindo do vazamento da fossa em que são despejados os dejetos do sistema sanitário do prédio de ensino infantil, uma vez que a localidade não é servida por rede de esgoto. O requerimento após discutido entre os demais, foi aprovado por unanimidade.
Requerimento de nº 19/2022, de autoria do Vereador Luciano Domingues, solicita que seja enviado ofício ao DER – Departamento de Estradas e Rodagens, para estudo da possibilidade de instalação de um quebra-molas na PB 066, em chã de areia, nas proximidades da casa da professora Beta. O vereador justificou que após a alguns acidentes naquele trajeto, populares solicitaram a instalação de um quebra-molas. O vereador Zé de Taciana parabenizou o colega pelo requerimento e ressaltou a importância da implantação da lombada no local, bem como, em outros trechos também já solicitada anteriormente na Casa.
A vereadora Cynara apoiou a petição do vereador Luciano e relembrou outra petição feita por ela anteriormente,para implantação de uma lombada nas proximidades da Fazenda Paraiso, agradecendo pela recuperação do quebra-molas no centro de Chã de Areia.
Em seguida o requerimento foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
Não havendo outras matérias para ordem do dia, o presidente deu por aberto o grande expediente, momento em que foi concedido a palavra ao Sr. Josevaldo Guedes de Luna (Bau Vaqueiro), para fazer uso da tribuna, onde o mesmo agradeceu o apoio dos vereadores da Casa, pelo incentivo dado para realização da cavalgada do dia do trabalhador. Agradeceu ao Prefeito Antônio Ferreira e a todos das secretarias que coordenaram e apoiaram o evento na logística e com doação de brindes.
Durante o grande expediente o clima foi de muitos agradecimentos por parte também dos vereadores pelos esforços do vaqueiro por insistir em levar a cultura da cavalgada, bem como, outras brincadeiras e ventos tradicionais, que com o passar dos anos, com a chegada do advento das tecnologias e a falta de incentivo, muitas dessas festas populares deixando de existir.
O Mogeirense Bal Vaqueiro ainda fez um verso para os presentes, para agradecer, descontrair e agradeceu a todos.
Dando continuidade, o presidente facultou a palavra aos demais para discutir outros assuntos. A vereadora Cynara Travassos falou em nome dos usuários do posto de atendimento da comunidade do Gaspar, solicitando a recuperação do teto de gesso que está caindo.
O vereador Ediberto também fez uso da palavra para agradecer a secretaria de infraestrutura que fez as melhorias solicitadas na estrada da Benta Hora e em nome de sua esposa que é pedagoga, parabenizou a todos os pedagogos(as) pelo dia em que são homenageados.
A vereadora Inês informou que de acordo as informações por ela de posse, a estrada da Comunidade do Granjeiro também já está passando pelas melhorias previstas, falou ainda sobre as estruturas a serem restauradas nos prédios municipais na comunidade, e que já estão sendo tomadas as providencias.
O vereador Luciano Domingues explicou aos demais colegas que estará na quarta feira indo junto com a equipe da secretaria de agricultura do município para conhecer novas técnicas de criação de vacas leiteiras, motivo pelo qual estará ausente na próxima sexta feira. Destacou a importância dessas técnicas chegarem até os criadores de gado do município, trazendo renda e melhores condições de vida para o homem do campo.
A sessão que já se encaminhava para o seu encerramento, se estende um pouco mais com a volta do debate entre vereadores da situação e oposição sobre algumas solicitações feitas na sessão anterior, para realização de serviços serem realizados por parte da secretaria de infra-estrutura.
Diante do embate entre alguns colegas sobre as melhorias a serem realizadas nas estruturas da escola do Gaspar, o vereador Zé de Taciana pediu para que o presidente conduzisse os trabalhos, não permitindo que o andamento da sessão não saia do controle. Que qualquer munícipe possa se escrever e fazer suas reivindicações, ficando registrado.
O vereador Edmo Guerreiro tirando o foco da discussão, destacou os avanços alcançados no município e o crescimento ao longo dos últimos anos, parabenizando o poder publico e as administrações mais recentes, frisou a importância da população fazer sua parte em zelar o bem publico, lamentando o fato de ter presenciado no dia em que acompanhou a troca de lâmpadas de uma localidade, ver que algumas não estavam funcionando porque pessoas terem atirado com espingarda de chumbinho, deixando a população local no escuro.
Caminhando para o final da sessão, o vereador Luciano ressaltou a importância de formar a comissão que reformulará o regimento interno para que fique em conformidade com a Lei Orgânica.
O vereador Biu de Dão ainda falou sobre a importância de o cidadão poder vir a Casa reivindicar seus direitos e também de parabenizar quando forem atendidas as reivindicações.
Ainda foi mencionado pelo vereador Zé de Taciana, o fato te der visto um morador da ribeirinha, reivindicando vistorias e melhoras na barragem acauã, bem como a limpeza e extração dos entulhos acumulados as margens da barragem acauã mirim em salgado de são Felix, visando melhorar também o abastecimento d’água nas cidades de Mogeiro e Salgado.
O vereador e presidente Leo Pinto também reivindicou melhorias na estrada que dá acesso a comunidade do camurim. Em seguida convidou os presentes para todos de pé, juntos com a vereadora Maria Inês orarem encerrando a Sessão.