Na manhã da última sexta-feira (21), a 14ª Sessão Ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Mogeiro contou a participação da Secretária de Saúde Renata Silveira e Demais vereadores. Sob a presidência do vereador Severino Pinto da Silva (Leo Pinto), ás 9h e 30m deu-se por iniciada a sessão e a palavra facultada.
A secretária Renata inicia sua fala justificando o seu pedido para participar da reunião. Explicando que sua participação tem o caráter informativo, com o intuito de deixar a população moreirense informada, tirar dúvidas sobre atendimentos na rede municipal de saúde, como também sobre as ações de combate ao COVID-19.
Ao esclarecer sobre alguns ajustes que estão sendo necessários serem realizados administrativamente, lamentou que o município não tenha feito a adesão ao centro COVID, no ano anterior, e que devido essa não adesão, o município fica penalizado deixando de receber verbas extras para combate a pandemia. Os recursos direcionados a Saúde Unidade Mista somam e correspondem a R$ 28.328,73 sendo insuficiente para pagar as despesas de todos os profissionais e compra de insumos, quando só a folha para pagar o quadro de médicos somam mais de 50 mil reais. Sendo assim, estão sendo feitos alguns ajustes no cronograma de atendimento 24 horas, para que possa continuar atendendo todos os mogeirenses, até que o Prefeito nesses próximos consiga recursos extras em Brasília.
Ainda com a palavra facultada no grande expediente, a secretaria continuou esclarecendo aos vereadores e a toda sociedade sobre as dificuldades enfrentadas desde o início do ano de 2021. Explicou ainda que mesmo com o fator do municio ter feito a adesão, imediatamente cadastraram com o intuito de tentar angariar esses recursos destinado ao centro de COVID-19. Justificou o porquê do adiamento do dia da vacinação, e que devido as chuvas ocorridas nesses dias, não daria para seguir o cronograma estabelecido anteriormente.
Em um tom harmonioso a Secretaria Renata continuou a tirar dúvidas e esclarecer alguns questionamentos sobre os cronogramas de atendimento nas unidades de saúde do município. Firmou o compromisso de buscar melhorar assim que possível e informou que terá médicos atendendo 24 horas nos finas de semanas e 12 horas durante o dia na semana.